Modelos AF1 - 125

Pagina com todos os modelos produzidos pela Aprilia da AF1 125, com a sua respetiva ordem cronológica, os anos referem-se á data de comercialização dos modelos em Portugal.


 

AF1 - 125 PROJECT 108 1986

Versão não comercializada em Portugal

Este modelo foi o primeiro de uma família de grande sucesso, foi apresentada na EICMA de 1985 e comercializada a partir de 1986 esta versão serviu de base para refinar o conceito. Foram produzidas apenas algumas centenas de unidades.
Esta primeira versão estava equipada com uma forqueta convencional e tinha 2 discos de travão anterior com um diâmetro de 240 mm e pinça de duplo pistão, o braço oscilante também era convencional e travão posterior com disco de 240 mm e pinça de duplo pistão.
O motor deriva diretamente do modelo anterior a AS-R apenas com modificações no escape, carburação e caixa filtro de ar.

AF1 - 125 PROJECT 108 1987


Versão não comercializada em Portugal

Esta versão que seria a definitiva e que seria disponibilizada para o mercado mundial foi apresentada no Salão de Bolonha em Dezembro de 1986 e entraria em comercialização em Abril de 1987, esta versão assinala a tomada definitiva da dianteira do mercado das 125 pela Aprilia.
Relativamente á anterior topo de gama comercializada mundialmente a AS-R a AF1 mantem unicamente o comprovado propulsor Rotax 127 que foi atualizado para esta versão, por sua vez a ciclística e equipamento de bordo são completamente inéditas.
Esta versão ficou caracterizada pelo seu belo mono-braço uma estreia absoluta numa 125 de estrada. Esta versão foi apresentada numa altura em que a cada 6 meses saía uma 125 nova e portanto já no final de 1987 a Aprilia já apresenta no seu catálogo uma nova versão com nova carenagem e duplo farol.
Esta versão participaria com imenso sucesso no Campeonato Italiano de Velocidade na categoria de "Sport Production" onde Silvano Levantini se sagra campeão no final da época.

A MOTO EM BREVE

A AF1 - Project 108 apresenta-se com uma linha inspirada na de Reggiani que compete no Campeonato Mundial de 250cc. A envolvente carenagem dotada de grandes entradas de ar deixa bem á vista as belas duplas traves do novo quadro e assemelhando-se á moto de grande premio, completando o conjunto o acabamento inferior da carenagem que cobre por completo o escape.
A bela e bem proporcionada parte superior da carenagem cobre o novíssimo conjunto de manómetros produzido no japão (muito similar aos utilizados pelos modelos de topo das suzuki da época) incluindo também um indicador de nível de combustível.
O depósito de combustível em metal integra-se perfeitamente com as tampas posteriores laterais formadas por uma única peça. Ao lado do depósito nos flancos internos entre a carenagem e o quadro, acede-se ao depósito de óleo do "auto-lube" e ao bocal do circuito de refrigeração.
Na triangulação central do quadro encontra-se a caixa do filtro de ar no lado direito e do lado esquerdo está colocada a bateria. O banco protegido com fechadura é removível e dá acesso ao porta ferramenta e documentos.
A qualidade dos plásticos e da montagem é muito boa, acima da média da altura, o mesmo pode ser dito em relação á pintura e aos comandos elétricos produzidos em Itália sem dúvida que mais de um ano de desenvolvimento deu os seus frutos.

CICLISTICA

O quadro da AF1 de dupla trave é completamente inédito para a altura. As duas traves são em tubo perfilado de secção retangular e, como nas motos de grande premio, ligam de forma rectilinea a coluna de direção ao encaixe do braço oscilante. A estrutura inferior e o sub-quadro são construídos em tubo quadrado igualmente em aço.
O mono-braço é uma absoluta estreia nas 125 de estrada é construído em chapa de aço e acoplado ao amortecedor de topo da altura, com o sistema patenteado de bielas APS.
O quadro completo com mono-braço e amortecedor pesa 27 Kg.
A forqueta projetada e desenvolvida pela Aprilia é uma forqueta convencional hidráulica com bainhas de 36 mm e caracterizada pelo sistema HPF (Hidraulic Power Fork), na verdade dispõe do indispensável sistema, na moda nos anos 80, de anti-afundamento sendo regulável em quatro posições.
O sistema de travagem está agora entregue á Brembo sendo composto por um disco anterior de 260 mm com pinça de duplos pistões paralelos e o posterior é composto por um disco de 240 mm igualmente com pinça de duplo pistão mas opostos.
Inéditas também para a altura as jantes de 3 braços com 16" que montavam na altura os desportivos pneus Metzeler MBS nas dimensões 100/80-16 anterior e 120/80-16 posterior.
Resumindo um ótimo produto com alma, e uma ciclística que faz esquecer a sensação de demasiada leveza e falta de precisão que caracterizavam as melhores produções das 125cc anteriores.
Peso do conjunto em ordem de marcha: 134 Kg.

MOTOR

O motor o Rotax 127 na versão de estrada é exatamente o mesmo que equipava a AS-R mas com algumas modificações que aumentaram significativamente as suas prestações.
Devido às modificações efetuadas, o propulsor da AF1 debita 27,88cv á roda às 10000 RPM, um sensível aumento de potência relativo aos 20,71cv às 9500 RPM debitados pela AS-R.
Potencia máxima á parte, a diferença mais evidente resulta de uma curva de potência decisivamente mais forte nos regimes mais altos, mas também mais viva nos regimes mais baixos e médios.
Em relação á velocidade máxima, cúmplice também uma carenagem mais aerodinâmica, a AF1 atinge uma velocidade de 155km/h contra os 140km/h da precedente.

AF1 - 125 PROJECT 108 SUPER 1988

Versão não comercializada em Portugal.

AF1 - 125 PROJECT 108 REGGIANI REPLICA 1988


Apresentadas no Salão de Milão em 87 e comercializadas em Dezembro de 87, as novas AF1 Project 108 Super e Reggiani Replica são um ligeiro "restyling" da AF1 Project 108 apresentada um ano antes e se diferenciam entre elas só pela cor.
Dotadas de uma nova parte superior da carenagem com um belo farol duplo (finalmente homologado também em Itália) em vez do anterior trapezoidal e de algumas melhorias técnicas, a nova Project 108 substitui a precedente versão de 87 relativamente á qual ganha também prestações ligeiramente superiores.
A versão Super è caracterizada por aplicações de cor berrantes, mas tipicamente Aprilia, enquanto a versão denominada Reggiani Replica è dedicada á AF1 250 que Loris Reggiani em 30 de Agosto de 1987 leva pela primeira vez á vitoria, vencendo o Grande Premio de San Marino. A Reggiani Replica é vulgarmente recordada e chamada de “A Replica”.
A Project 108 de 88 participará no campeonato Sport Production de 88, mas no curso da estação é substituída pela AF1 Sintesi que também a substitui comercialmente.

A MOTO EM BREVE

A Project 108 de 88 diferencia-se só da Project 108 de 87 pela nova e mais ampla parte superior da carenagem caracterizado por um vistoso duplo farol em vez do precedente trapezoidal. Em ambas as decorações é proposto também uma desportiva tampa do passageiro que contribui para dar uma nota decisivamente "racing".
Não existem outras modificações.

CICLISTICA

A RR monta a mesmíssima ciclística da anterior Project 108. O peso do conjunto também se manteve inalterado.

MOTOR

O propulsor è a ultima evolução do Rotax 127, antes de ser substituído pelo Rotax 123 montado na AF1 Sintesi. As evoluções efetuadas, elevam agora a uma potencia máxima á roda de 29,24cv ás 10.250 RPM em vez dos 27,88 ás 10.000 RPM da AF1, todavia uma versão ainda mais potente deste motor, que já tinha uma curva de potencia "pontuda" acabou por aumentar ainda mais esse efeito, apesar de não ter tido percas nos baixos regimes.
A velocidade máxima atingida confirma a melhor da classe e chega aos 160.5Km/h (primeira 125 de serie a ultrapassar esse limite) em vez dos 155km/h atingidos pela AF1.

AF1 - 125 SINTESI - 1989


AF1 - 125 SINTESI REPLICA- 1989


Apresentada a 8 Junho de 1988 na Sardenha e comercializada imediatamente depois em Itália, em Portugal só após Março de 1989, a AF1 Sintesi é talvez a 125 de serie que mais conjuga num único conjunto tantas novidades técnicas.
1988 É um ano fundamental para as marcas Italianas empenhadas nas produções de oitavo de litro: nunca como nesse ano se vêm tantas novidades que tornam totalmente obsoletos os modelos apresentados só um ano antes. Cagiva destaca-se do grupo apresentando a Freccia C10R que só uma atualização da valida C9, mas a Gilera e a Honda-Itália apresentam respetivamente as inéditas MX-1 e NSR-F que são um enorme passo á frente em relação aos modelos precedentes.
Aprilia com a AF1 Sintesi no entanto coloca-se um passo á frente da concorrência: linha inspirada na esplendida AF1 - 250, quadro dupla trave em alumínio, forqueta invertida de 38mm, mono-braço e suspensão com sistema APS, jantes de 17”, disco único anterior flutuante de 320mm com pinça de quatro pistões e novo motor Rotax 123 dotado de válvula escape RAVE 2, são o cartão-de-visita da nova oitavo de litro da casa de Noale. A Sintesi é a moto mais tecnológica de 1988.
A Sintesi participa com sucesso no campeonato Sport Production de 88 onde apesar de inscrita a meio da época obtém ótimos lugares e vitorias que no final da época lhe valem o terceiro lugar da tabela com o piloto de testes oficial Aprilia Claudio Pellizzon.
Como tradição Aprilia, esta versão da Sintesi permanece em produção pouco mais de um ano para ser atualizada pelo modelo de 89 (1990 em Portugal) que terá também uma belíssima decoração Replica e uma versão Sport dedicada ás provas Sport Production.
Os exemplares produzidas nos primeiros dois/três meses - identificáveis pela sigla de modificação "A" (o de base) e "B" - tinham o tampão do deposito no lado direito e não tinham o respiro no lado oposto (o respiro era só o do tampão do deposito), as siglas "A" e "B" só se referem á AF1 125 Sintesi e não á AF1 Sintesi Replica. Com a entrada em produção das AF1 125 Sintesi com sigla de modificação "C" teve início a montagem dos depósitos com o tampão do lado esquerdo e o respiro externo no lado direito: esta versão foi produzida seja na decoração Sintesi, quer na Replica por todo o ano de 1988.

A MOTO EM BREVE

A AF1 Sintesi é definida, por muitos, como a réplica de baixa cilindrada da exclusiva Honda RC30 nascida para as provas de resistência, e de facto tem muitas semelhanças: o duplo farol anterior de halogeno, o mono-braço, o generoso sistema de travagem, a carenagem em "tecno polímero" aperfeiçoada em túnel de vento e o banco do passageiro na cor das tampas laterais para parecer como uma moto monoposto.
A qualidade dos plásticos e o nível de acabamento é muitíssimo bom e os melhores componentes presentes na precedente AF1 são mantidos, a bela e completa instrumentação e os comandos elétricos mantêm-se os mesmos montados na Project 108. Melhorados, por sua vez, os espelhos retrovisores que são agora mais bem conseguidos ao nível de design e o duplo farol anterior que tem um diâmetro maior relativo ao montado no modelo precedente.
Para facilitar as intervenções de manutenção, o depósito é agora rebatível (após se desapertar um fixador) e pode ser mantido numa posição elevada, graças a uma haste, e assim dando acesso á bateria (agora colocada junto á coluna de direção), ao depósito do líquido de refrigeração e obviamente á vela. Levantando o banco do condutor, protegido por fechadura, acede-se ao porta-ferramentas e ao depósito do óleo de auto-lube. A caixa do filtro de ar encontra-se sempre do lado direito como na Project 108 e è facilmente acessível.

CICLISTICA

A ciclística representa uma evolução enorme em relação á AF1 Project 108:
O belíssimo quadro de dupla trave diagonal em alumínio muito mais rígido e leve que o anterior da AF1 Project 108.
A forqueta invertida de 38mm è completamente nova e contínua não regulável: a sua utilização obrigou á alteração do desenho das mesas, sempre de design elegante.
O mono-braço em chapa de aço e a valida suspensão posterior progressiva APS, mantem-se os mesmos da Project 108.
O sistema de travagem agora adota na frente um novíssimo e esplendido disco flutuante de 320mm (estreia absoluta entre as 125cc) e dotado de uma pinça de quatro pistões de diâmetro diferenciado. No posterior mantem-se o valido disco de 240mm com pinça de duplo pistão da precedente AF1. As belíssimas novas jantes 17”, têm montados os comprovados Pirelli MT 79 respetivamente nas medidas: 100/80-17 anterior e 130/70-17 posterior.
O peso em ordem de marcha baixa para 131kg, contra os 134kg da Project 108.

MOTOR

O novo Rotax 123 substitui o 127 e mostra-se como um propulsor extremamente fiável e com uma longa vida útil sendo utilizado até finais de 1994, com as devidas atualizações, a sua última versão foi a da RS Extrema. Para além das modificações efetuadas, o propulsor da Sintesi revela uma potencia máxima á roda de 28.66cv ás 10500 RPM, menos um pouco em termos de potencia absoluta relativo ao Rotax 127 montado na AF1 Replica (29,24cv ás 10250 RPM), mas todas as vantagens de uma curva de potencia agora decisivamente mais cheia nos baixos e médios regimes e portanto mais utilizável, graças também aos raport´s revistos.
Até a velocidade máxima melhora 163,9km/h em vez dos 160,5km/h atingidos pela AF1 Project 108 Replica.

AF1 - 125 SINTESI - 1990


AF1 - 125 SINTESI RÉPLICA - 1990


Apresentada a 3 de Dezembro de 88 no Salão de Bolonha e comercializada após Maio de 89 em Itália em Portugal só em finais de 1989 a AF1 Sintesi de 90 é uma evolução do modelo precedente.
A versão de 90 apresenta-se ligeiramente atualizada quer esteticamente, com uma parte superior da carenagem diferente, quer mecanicamente com a adoção de uma válvula de escape de controlo eletrónico.
As novas decorações são caracterizadas por cores que formam um esquema muito vivo para a Sintesi normal e uma fabulosa decoração Replica inspirada na 250 GP de Didier De Radigues (com o nº 4 na traseira).
A Sintesi de 90 mostra-se também uma moto competitiva e vence com Davide Bulega o campeonato italiano de Sport Production 125 na categoria sub-21.
A Sintesi será substituída pela AF1 Futura, apesar de que a ultima Sintesi produzida é a Sport-Pro dedicada aos que querem competir no campeonato Sport Production.

A MOTO EM BREVE

A Sintesi modelo de 90 não se apresenta muito diferente da anterior, salvo as poucas modificações efetuadas lhe tenham dado um "look" mais moderno e desportivo. Vejamos as modificações:
• Parte superior da carenagem com novo design agora mais afiado e sempre dotado de um duplo farol, mas de diâmetro mais pequeno.
• Nova mesa de direção com o logo "AF1" no centro da mesa e novos semi-guiadores mais baixos.
• Novos manómetros com estilo "racing" da Veglia, que todavia perde o sempre útil indicador de nível de combustível presente nos manómetros das anteriores AF1 e talvez considerado demasiado “turístico” pela Aprilia.
• Novo depósito combustível com tampão estilo aeronáutico.

CICLISTICA

A ciclística não apresenta diferenças em relação á Sintesi de 89, salvo a taragem das suspensões.
A Sintesi de 90 tem um peso em ordem de marcha de 130kg (131kg na versão de 89).

MOTOR

O motor da Sintesi de 90 contínua o Rotax 123 montado na precedente, mas as modificações efetuadas pelos técnicos Aprilia contribuíram notavelmente para o tornar não só mais potente, mas também mais dócil e mais económico nos consumos. Após as modificações efetuadas a potência máxima á roda aumenta para 29,7cv ás 10500 RPM em vez dos 28,66cv ás 10500 RPM debitados pela Sintesi de 89. De notar como o ótimo trabalho de afinação do motor tenha produzido não só um motor mais potente, mas também muito mais dócil.
A Sintesi de 90 não é só mais dócil e potente que a versão precedente, mas também mais veloz, registando uma velocidade máxima recorde para a categoria de 166,2 km/h (163,9km/h na versão de 89).

AF1 - 125 SINTESI SPORT PRO - 1990 (Serie limitada)




Apresentada em 18 Outubro de 89 e comercializada imediatamente, a AF1 Sport-Pro é o canto do cisne da serie Sintesi.
Nascida para celebrar o sucesso de Davide Bulega com a Sintesi de 89 no campeonato Sport Production sub-21, a Sport-Pro só é produzida na decoração branco/vermelho/azul com um para-lamas anterior verde florescente. O para-lamas é decisivamente distinto na Sport-Pro e presta homenagem á habilidade dos designers Aprilia ao combinarem cores assim diferentes mas todavia criando um conjunto de indubitável fascínio e gosto.
A Sport-Pro é a primeira Aprilia dedicada a quem se iniciar nos campeonatos de Sport Production, sendo de venda livre mesmo para os que não têm licença desportiva.
Decoração á parte, relativa ao modelo de 90, a Sport-Pro oferece só uma melhor afinação geral.
A ciclística não tem suspensões reguláveis e não são usados componentes diferentes á exceção de um carburador VHSB 34 em vez do precedente PHBH 28 e de um novo escape.
Em Fevereiro de 90, a Aprilia apresenta a nova AF1 Futura que sucede a Sintesi e que será igualmente inscrita no campeonato Sport Production de 90. Apesar das duas motos serem muito similares nas prestações e dotes técnicos, a Futura tem a vantagem na ciclística e sobretudo uma posição de condução bem mais desportiva que a Sport e assim mais adaptada á condução em pista.

A MOTO EM BREVE

Se se excetuar a conseguida decoração, a AF1 Sport-Pro apresenta-se praticamente idêntica á AF1 Sintesi de 1990.
A única e notável diferença é a tampa que cobre o banco do passageiro.

CICLISTICA

A ciclística mantem-se substancialmente inalterada relativo á Sintesi de 90, tendo sido adotadas modificações menores:
• Geometria da direção diferente com um angulo de inclinação de 25,5º e um trail de 92mm (26º e 95mm na Sintesi de 90).
• A forqueta invertida de 38mm continua a mesma, mas adota uma afinação mais dura (o mesmo no amortecedor).
O peso também se manteve inalterado.

MOTOR

O propulsor é o Rotax 123 montado na Sintesi de 1989 dotado de válvula RAVE de controlo eletrónico, apesar de ter sido objeto de algumas pequenas modificações.
Com as modificações efetuadas, o propulsor da AF1 Sport-Pro torna-se mais potente e propenso a alongar as rotações os dados confirmam a evolução em termos de potência máxima: a AF1 Sport-Pro debita uma potencia máxima á roda de 31,23cv ás 10500 RPM contra os 29,7 ás 10500 RPM da Sintesi 90.

A velocidade máxima é a mais alta da categoria: 168,3 km/h contra os 166,2 km/h da Sintesi 90.

AF1 - 125 FUTURA - 1990

Dependendo da versão poderia ser equipada com espelho brancos (Full-power) ou pretos.

AF1 - 125 FUTURA NERA - 1990

Versão não comercializada em Portugal

Apresentada a 5 Fevereiro 1990 e comercializada imediatamente depois em Itália, em Portugal só aposto Junho, a AF1 Futura representa a evolução do comprovado projeto AF1 Sintesi revisto de forma mais moderna e decisivamente mais “anos 90”. A linha moderna torna a Futura imediatamente reconhecível relativamente á ao modelo precedente, apesar que a nível técnico as atualizações efetuadas pelos técnicos Aprilia sejam de continuidade em vez de rotura.
A Futura apresenta-se assim como uma atualização com base na Sintesi e é mais uma vez testemunha do grande êxito dos designers Aprilia ao propor decorações originais e vivas: de facto ao confrontar as duas decorações propostas dá a impressão de se estar á frente de dois modelos completamente diferentes.
Diferenças estéticas á parte, a verdadeira alteração relativa á Sintesi é representado por um acerto extremamente rígido e por dois semi-guiadores numa posição alterada a Futura uma desportiva sem compromisso. O ano 1990 é de facto o ano que vê a confirmação das desportivíssimas Cagiva Mito e Gilera SP 02, moto acima de tudo pensadas para o uso em pista e não para uso em estrada. Mas aos 16/18 anos quem não considerava o clássico trajeto casa-escola uma espécie de pista?
A Futura conhece um extraordinário sucesso de vendas nas versões preparadas para as provas Sport Production – não existia uma versão dedicada – em 1990 vence o campeonato Italiano Sport Production nas categorias sub-21 com um extremamente jovem Massimiliano Biaggi e +21 com Paolo Aicardi.
Em 1991 uma nova versão da Futura substitui a Futura de 90.

A MOTO EM BREVE

A linha da Futura apresenta-se imediatamente moderna e muito harmoniosa. As diferenças relativamente á Sintesi de 90 são tantas e facilmente reconhecíveis numa carenagem de forma diferente que junto com um novo deposito agora a fazer jus ás esplendidas traves do quadro em alumínio.
O farol duplo da Sintesi de 90, é mudado por um farol de halogénio trapezoidal inserido numa carenagem ligeiramente mais amplo. Até a traseira foi objeto de profunda atenção e está agora dotada de um aspeto mais moderno e funcional.
O banco do passageiro, protegido por fechadura, abre separadamente do banco do condutor (abre através de um parafuso para dar acesso á centralina) e dá acesso a um prático vão porta-objetos e ao depósito de auto-lube.
A colocação da bateria permanece debaixo do depósito junto á coluna de direção e naturalmente, o depósito contínua removível e dotado de uma haste para o manter em posição elevada.
A assinalar a presença de uma separação de plástico preto colocada entre o motor e a nova caixa-de-ar agora colocada debaixo do deposito. Os comprovados manómetros Veglia já montados na Sintesi 90 e os comandos elétricos mantem-se os mesmos.

CICLISTICA

O quadro è essencialmente o mesmo esplendido quadro em alumínio de traves portantes da Sintesi, apesar que na Futura se distingue pelo aumento da curvatura atrás da coluna de direção e o aparecimento de uma trave que suporta um quarto apoio para o cilindro. A geometria da direção volta a ser a mesma da Sintesi 90 e assim adotando um angulo de inclinação da coluna de direção de 26º e um trail de 95mm (25,5º e 92mm na AF1 Sport).
A forqueta permanece a mesma montada na Sintesi, mas agora com uma afinação mais rígida e de uma diferente travagem na fase de retorno. O mono-braço e a suspensão posterior - taragem diferente - permanecem os mesmos da serie precedente.
No sistema de travagem não subsistem variações, apenas a bomba anterior á agora uma mais desportiva com depósito separado em vez da tradicional montada em todas as Sintesi.
De notar as jantes com novo de cinco braços.
O peso em ordem de marcha é de 126Kg (130Kg na AF1 Sport).

MOTOR

O propulsor sempre o Rotax 123 com carburador de secção oval de 34mm montado na AF1 Sport, mas objeto de algumas pequenas modificações para o tornarem mais "tratável" a médios e baixos regimes, mas sem comprometer a potência máxima. As intervenções efetuadas tornaram o motor da Futura ligeiramente mais dócil e forte nos regimes baixos e médios, apesar de em termos de prestações absolutas reveladas são praticamente os mesmos que da Sintesi Sport.
A Futura revela de facto uma potencia máxima á roda de 31,03cv ás 10.500 RPM (31,23cv ás 10.500 RPM para a Sport).
A velocidade máxima registada é de 164,15 km/h contra os 168,3 km/h registados pela Sport.

AF1 - 125 EUROPA 1990


Apresentada em Noale no mês de Abril de 1990 e comercializada de imediato, a Europa 125 representa uma escolha bem diferente das exasperadas oitavo de litro carenadas ás quais a casa de Noale tinha habituado a sua clientela. Talvez a ideia dos homens da Aprilia fosse de apresentar uma alternativa á NSR-F esperando de combater esse nicho de mercado. Ou talvez a ideia no fundo era de propor uma moto de "look" mais pacífico do que as primas AF1 Sport-Pro e AF1 Futura e assim pensada para atrair os amantes das "cafe-racers", também por isso os seus pais (quase sempre os financiadores!) nem sempre prontos a meter nas mãos dos filhos misseis carenados capazes de atingir 170Km/h.
De qualquer modo não é necessário falsas modéstias: de pacifico a AF1 Europa só tem o "look", sendo para todos os efeitos uma versão sem carenagem da potente AF1 Futura de 90 e com a qual compartilha a ciclística e a mecânica.
A Europa não será um sucesso comercial e não terá nenhum novo modelo ou versão, apesar de se poder considerar decisivamente á frente para o seu tempo e antecipando assim o filão das modernas-clássicas que tanto em moda estarão poucos anos mais tarde.

A MOTO EM BREVE

A linha da Europa apresenta-se muito clássica e elegante e decisivamente anos 70, com um belo farol redondo e uns manómetros de desenho clássico que compartilha com a custom Red Rose. As poucas subestruturas são específicas para esta moto, o deposito (sempre rebatível) è o mesmo de metal da Futura. A disposição dos acessórios (deposito de óleo, bateria, etc…) permanece a mesma da Futura, apesar de que a caixa-de-ar agora não tenha tomada de ar dinâmica sendo a moto sem carenagem.
O peso em ordem de marcha é de 110kg (126 kg na Futura).

CICLISTICA

Não existem diferenças relativamente á Futura, com exceção do trail de 100mm (95mm na Futura) e a presença de uma bomba travão anterior tradicional, em vez da com o depósito separado da Futura. A forqueta tem uma taragem mais "soft" relativo á prima carenada.

MOTOR

O propulsor da Europa permanece exatamente o mesmo montado na Futura de 90, mas as pequenas modificações efetuadas e os raport´s mais curtos tornam o propulsor da Europa não só mais conforme com o espirito mais tranquilo da moto, mas também mais propenso ás altas rotações. A potencia máxima revelada á roda é de 30,06cv ás 11.250 RPM, em vez dos 31,03cv ás 10.500 RPM da Futura.
A velocidade máxima atingida é de 153,8 Km/h (164,15 Km/h da Futura).

AF1 - 125 FUTURA - 1991


AF1 - 125 FUTURA REPLICA - 1991


Apresentada e comercializada nos primeiros meses de 91, a AF1 Futura de 91 è uma moto nova que em comum com a precedente Futura tem praticamente só a denominação. A nova oitavo de litro da casa de Noale é inicialmente proposta numa decoração com uma combinação tipicamente Aprilia, um belo Púrpura/Cinzento/Preto que caracteriza toda a produção Aprilia de 91, e após Maio de 91 também uma nova edição Reggiani Replica.
Desde 89 que a Aprilia não apresentava uma moto de estrada com uma decoração inspirada nos seus bólides de competição e como na sua Sintesi De Radigues Replica, também a Futura Reggiani Replica adota uma coloração que è testemunho do empenho dos ótimos designers Aprilia.
A Futura de 91 adota assim a denominação do modelo precedente, mas do ponto de vista técnico as diferenças são substanciais e não se limitam ás subestruturas – só aparentemente similares á Futura de 90 – mas dirigidas profundamente também á ciclística e mecânica.
A Futura de 91 demostra-se uma vez mais uma moto competitiva e vence novamente o campeonato Sport Production na categoria +21 com Massimiliano Gervasio.
No curso de 92, a Futura de 91 é substituída pela RS Extrema que recebe dignamente o cetro da sua predecessora, apesar que a ultima versão da AF1 Futura seja a Sport Pro, também ela apresentada em 1992, e dedicada aos que queiram participar em campeonatos Sport Production.

CICLISTICA

Algumas pequenas evoluções foram efetuadas assim esta versão passou a ter um deposito em Nylon com uma cobertura em plástico (parte visível do mesmo). A forqueta passou a ser uma de 40mm com regulação da taragem da mola. Ao nível dos pneus as suas medidas foram alteradas para 110/70 - 17 anterior e 140/70 - 17 posterior.

MOTOR

O propulsor sempre o Rotax 123 com carburador Dell´Orto de secção oval de 34mm já montado na versão anterior, mas objeto de uma nova afinação. As intervenções efetuadas tornaram o motor da Futura de 91 ligeiramente mais potente.
A Futura de 91 revela uma potencia máxima á roda de 33,44cv ás 11.500 RPM (31,03cv ás 10.500 RPM na Futura de 90).
A velocidade máxima registada é de 169 km/h contra os 164,15 km/h registados pela Futura de 90.

AF1 - 125 FUTURA SPORT PRO - 1992


Apresentada em Janeiro de 92 no autódromo de Vallelunga, a AF1 Futura Sport Pro è o ultimo ato da serie AF1 nascida em 86 com a AF1 50.
Produzida numa serie limitada de 3000 exemplares, a Futura Sport Pro é proposta numa decoração que está entre as mais belas produzidas pela Aprilia. Praticamente idêntica á Futura de 91, a Sport Pro adota um propulsor com diversas modificações no grupo térmico, sistema de escape, nos cárteres e na caixa de velocidades. Para tornar a moto o mais possível pronta a competir, é montado um novo carburador regulamentar PHBH 28 (em vez do precedente VHSB 34), um amortecedor posterior multi-regulavel e são fornecidos um sistema de escape racing estudado para o grupo térmico standard da Sport Pro e um kit que inclui as engrenagens necessárias para montar o arranque a pedal.
Para além do perfil técnico a Sport Pro fornece um bom equipamento para sair para a pista sem grandes despesas adicionais, todavia o regulamento Sport Production de 92 (em Itália) permite o desenvolvimento de cilindros e assim para ser competitivos – a ponto de loucura! – aparecem cilindros e escapes otimizados para cada circuito. Assim o regulamento de 92 anula a vantagem competitiva oferecida pela Aprilia aos proprietários da Sport Pro, visto que com os fundos necessários também uma Futura ‘91 pode tronar-se tanto, senão mais, competitiva.
No campeonato Sport Production ’92, a Futura vence novamente á frente das velocíssimas Cagiva Mito e NSR-R, levando Stefano Perugini a conquistar o título de 92 na categoria sub-21.

CICLISTICA

Algumas pequenas evoluções foram efetuadas a Sport Pro passou a contar também com um amortecedor posterior completamente regulável, assim como com nova afinação da forqueta. Ao nível dos pneus as suas medidas foram alteradas para 110/70 - 17 anterior e 130/70 - 17 (circuito sinuoso) ou o 140/70 - 17 (circuito rápido) posterior.

MOTOR

Em relação aos valores não possuo de dados oficias, mas existem documentos que referem uma potência á roda superior a 35cv e mais de 175 Km/h obvio que estes valores se referem á versão "Full-power" e não a outras tipo a Suíça que debitava só 12cv.

Para mais informações contatar:

Email: servicoaprilia@sapo.pt

Telemóvel: 926710643

Telefone: 252111160

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